Pular para o conteúdo principal

Cruz


Da minha janela vejo uma estrela solitária iluminando mais que todas as outras. Estrela que, na verdade, é planeta. Contudo, para propósitos de escrita, faço-a estrela. Mais ao longe aos meus olhos (certamente sei que muito mais distante está a estrela-planeta) vejo uma cruz no alto de um morro, cuja luz de iluminação constantemente muda para cores bastante chamativas. Qualquer pessoa da volta é capaz de vê-la, porém quantos sabem o que ela realmente significa? E para quantos ela significa o mesmo que pra mim?

O que ela significa pra mim?

Posso utilizar varias bases teológicas e explicações bem formuladas sobre a redenção, mas ao tentar por o meu sentimental na explicação de o que a cruz significa pra mim, me sinto mais sem palavras do que um garoto apaixonado tentando descrever a sua amada para outra pessoa depois de passar um dia com ela (por que será que usei este exemplo?).
Significa que posso parar e observar a janela e contemplar a obra de um criador que é soberano sobre tudo, que é o autor e consumador da minha fé nEle e que gratuitamente, sem que eu tenha nenhum motivo para me gloriar diante dEle, me salvou e colocou esperança no meu coração. Não uma esperança vazia onde eu precisaria dar vários saltos de fé, mas uma esperança racional, concreta e notável. Perceptível na criação e nas obras, por aqueles a quem Ele quis se revelar.
Significa que tudo, inclusive minha vida e minha salvação, tem por propósito a glória do único que a merece e que esta pessoa não sou eu. Que a glória é do criador e que eu sou salvo de graça e, graças a isso, não há peso no meu coração e sim salvação e um amor recebido incondicional e ilimitado.
Ainda que todo esse significado da glória e soberania daquEle que resolveu me adotar como filho me traga sentimentos fortes, o que a cruz mais significa pra mim é Redenção. Eu estando morto espiritualmente e completamente rebelde contra Deus, ofendo o criador do universo com as coisas mais abomináveis possíveis, sendo incapaz de fazer o contrário. Este criador que foi ofendido, decide se fazer homem. O verbo se fez carne para pagar o preço que eu deveria pagar, para que eu fosse justificado, recebendo assim o perdão. Não bastando o perdão, Ele tira meu coração me pedra, me traz a vida e me concede a Sua contínua graça em todas as coisas. Ao reconhecer o tamanho da minha incapacidade e rebeldia para com o Criador do universo e o amor que Ele resolveu demonstrar por mim eu simplesmente perco as palavras e não sei como reagir.

Por fim, é de chamar a atenção a existência de uma cruz brilhante e iluminada no alto de um morro de uma das capitais mais seculares do Brasil. Cruz esta que mostra pra mim que independente de quem gosta ou de quem não gosta, quem sabe o que ela significa e quem não sabe e quem ama e quem odeia a Deus, Ele continua mostrando que é soberano sobre tudo e todos e que nada acontece sem que ele deseje e que não importa o quanto possamos nos rebelar, Ele sempre estará acima de nós fazendo coisas acima do nosso entendimento e amando além dos nossos conceitos de amor.

Espero que você já saiba ou passe a saber algum dia sobre o significado da cruz, mas independentemente da sua rebeldia com Ele, a soberania sobre ti e sobre o universo não trocou de mãos.

Comentários