Pular para o conteúdo principal

Unidade?

Aviso que o texto será grande.
Por ser Cristão há algum tempo e Evangélico desde que nasci, termos como "Unidade", "um só corpo" e "sermos um" tem um sentido espiritual bem familiar para mim, pois cresci ouvindo sobre isso. Contudo, não faz tanto tempo que realmente aprendi o significado destes termos e entendi um pouco mais sobre o quão difícil é colocar em prática e a benção que acontece quando conseguimos fazê-lo (e maldição quando não).
Recentemente, lendo o livro de Efésios, me perguntei: "Por que o novo testamento fala tanto em unidade da igreja?". As cartas de Paulo estão repletas de ensinamentos sobre isso. Decidi, então, pesquisar referências no novo testamento falando sobre esta unidade e me chamou a atenção que Cristo falou sobre isto em sua oração, logo antes de ser preso e morto. Não simplesmente falou uma vez, mas repetiu o assunto durante a oração. Mostra o quanto Ele sabia que seria algo difícil para a Igreja e se preocupava com a unidade da mesma.
"(...) Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós (...)
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
João 17:11, 21-23
Como citei anteriormente, estava lendo a carta de Paulo à igreja de Éfeso. Me chamou a atenção sobre algo que é básico, mas parece que anda esquecido: Toda a base do evangelho é a unidade.
"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós."
Efésios 4:4-6
Em  I Corintios 12 do versículo 12 ao 30 fala sobre sermos um corpo, onde os membros dependem entre si. Não há membro menos importante, todos fazem sua função de acordo com o que Deus ordenou. A mão não pode desejar ser olho, se todo o corpo desejar ser olho, não tempos corpo. Quando uma parte do corpo dói, todo o corpo padece e quando uma parte do corpo se alegra, todo o resto do corpo se alegra junto. Essa união e entrosamento é essencial para o bom funcionamento do corpo.
Mas entra a questão: somos todos muito diferentes. Como, então, manter a unidade do corpo de Cristo?

Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.Efésios 4:31,32
O texto fala por si mesmo. Em Tiago 3-17,18 fala alguma coisa semelhante, para quem quiser ler.
Então. Temos um fato (somos um corpo), uma "missão" (sermos um) e a forma de fazer isso (texto anterior). Por que há tanta divisão, brigas e problemas dentro da igreja? Não conseguimos tolerar os outros ou até mesmo nós.
Temos o resumo da lei. Amor. Amor a Deus e ao próximo, como Cristo falou em Mateus 22:37-40. Porém, amor é uma palavra que vem sendo interpretada de várias formas. As vezes como sentimento, prazer, bem estar, solidariedade, paixão, etc. O que realmente é o amor? Como é o amor puro? Temos o capítulo na bíblia, I Corintios 13 que nos da uma definição de amor.Um amor tão grande e poderoso que é inalcançável pelo ser humano. Pela nossa mente limitada e coração corrompido. Se dependemos do amor para mantermos a unidade e seguirmos a vontade de Deus e somos incapazes de amar da forma correta, devido ao nosso coração corrompido, como, então, colocar a unidade da igreja em prática? Onde está a resposta?
(...) porque Deus é amor.1 João 4:8
Deus é amor. Não a definição de amor que criamos em nossa mente, assim como Ele não cabe na nossa definição de um deus. Ele é maior e incompreensível. Ele é o Eu Sou. Portanto, não nos cabe entender, nos cabe aceitar e procurar este amor não só porque nossa vida depende disso, mas a vida dos outros, a igreja, a vida dos que você se importa e dos que você não se importa também. Na verdade, depois de um encontro real com este Amor, você ira se importar até com os que não se importava antes.

Chegamos então a uma decisão: podemos ser um fator de união da igreja, assim como podemos ser um fator de separação. Mais uma vez, não existe um meio termo. Devido ao nosso coração corrompido, ou procuramos o amor de Deus e buscamos ser um fator de união: amar aqueles que não gostamos, amar aqueles que não gostam de nós, amar aquela pessoa chata que me magoa na igreja, demonstrar o amor de Deus, ou não buscamos por Deus, continuamos nos baseando em nosso conceito de amor, felicidade, satisfação, de deus. Continuamos a acreditar completamente no nosso coração e na nossa mente corrompidos. Ao fazer isto, nos tornamos um fator de separação da igreja ou seja lá de qual ambiente estivermos. O que você quer ser?
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.Colossenses 3:12-15
Até mais.
Deus os abençoe.

Comentários