Pular para o conteúdo principal

Lendo Ezequiel


Olá.
Separei hoje alguns minutos para ler a Bíblia e estou no momento na leitura do livro de Ezequiel. Li hoje o capítulo 12 e 13. São profecias feitas para a casa de Israel. Feitas para aquele povo, ou seja, foram cumpridas com aquele povo, devido aos pecados deles, que não foram poucos. Foram séculos de repetidos pecados. Mesmo sabendo que o texto se refere a Israel, muita coisa me chamou muita atenção pensando no povo do mundo hoje. Gostaria de compartilhar alguns trechos. Este texto não terá moral nem nada tentando convencer ninguém sobre alguma opinião. Apenas alguns textos para que o possível leitor pense e compare com o que tem observado do mundo. Se por algum acaso meu leitor não for alguém que reconhece a Bíblia e Deus como verdadeiros, ao menos reflita pelo que ler.

Ezequiel 12
2 Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque eles são casa rebelde.
(...)
27 Filho do homem, eis que os da casa de Israel dizem: A visão que este tem é para muitos dias, e ele profetiza de tempos que estão longe.
28 Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Não será mais adiada nenhuma das minhas palavras; e a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor DEUS.
Bom, antes de colocar os textos de Ezequiel 13, gostaria que qualquer cristão que estivesse lendo este texto pense o que ele fala sobre profetas, ou melhor, falsos profetas. Todos sabemos que o mundo está cheio deles, inclusive dentro das igrejas. Pode ter um dentro da tua igreja. Talvez ele seja você.

Imagem para não cansar a vista do leitor
Ezequiel 13
3 Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram! 
(...) 
6 Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra.
(...) 
Portanto assim diz o Senhor DEUS: Como tendes falado vaidade, e visto a mentira, portanto eis que eu sou contra vós, diz o Senhor DEUS.
E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira; não estarão na congregação do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor DEUS.
Porquanto, sim, porquanto andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; (...)

Ezequiel 13:8-10

Abaixo, o texto continua com a expressão do sentimentos dEle pelas atitudes destes falsos profetas. Repito. O texto é para a casa de Israel, mas se Ele não muda com o tempo, como será que Ele está vendo o que acontece com o mundo hoje?
E vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira?Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis aí vou eu contra as vossas almofadas, com que vós ali caçais as almas fazendo-as voar, e as arrancarei de vossos braços, e soltarei as almas, sim, as almas que vós caçais fazendo-as voar.E rasgarei os vossos véus, e livrarei o meu povo das vossas mãos, e nunca mais estará em vossas mãos para ser caçado; e sabereis que eu sou o Senhor.Visto que entristecestes o coração do justo com falsidade, não o havendo eu entristecido; e fortalecestes as mãos do ímpio, para que não se desviasse do seu mau caminho, para conservá-lo em vida.Portanto não vereis mais vaidade, nem mais fareis adivinhações; mas livrarei o meu povo da vossa mão, e sabereis que eu sou o Senhor.Ezequiel 13:19-23
Sei que existem mais profecias para os nossos tempos que inclusive tratam sobre temas semelhantes, mas o contexto do que estou lendo é o do livro de Ezequiel. Um livro que recomendo muito a leitura, mas dentro da minha ignorância com a Palavra, acredito que quem ler este livro terá um proveito maior caso já conheça bem a história de Israel, ou seja, tenha lido o velho testamento até ali, pelo menos. Tenho lido a Bíblia inteira e tem sido uma experiência muito boa para minha vida.
O texto já esta grande demais.
Se você leu até aqui, obrigado e perdão por qualquer "ignorância" na parte escrita por mim.
Boa noite e que o Senhor esteja cercando você.

Comentários