Pular para o conteúdo principal

O que a bíblia é? É mesmo aquilo que você lê e compartilha por aí?




Não pretendo trazer aqui uma definição completa do que a Bíblia é ou não. O que escreverei aqui é insignificante perto do que é ler, crer e viver a mesma. Trago aqui alguns tópicos interessantes que extraí de um texto que li nos comentários na Bíblia de estudo Dake. Deixo bem claro para alguém que não compreenda muito que não fazem parte da bíblia em si, é apenas um comentário após o livro de Esdras.

O que a Bíblia não é:

  1. A bíblia não é um amuleto, encantamento ou qualquer coisa que opera maravilhas apenas por sua própria presença, e ela mesma não reivindica ser tal coisa. Ela declara que se alguém estudar e praticar seus ensinos. tal pessoa verá maravilhas operando em sua vida tanto agora como no futuro.
  2. A Bíblia não é um livro de eventos cronológicos ou conjunto de declarações divinas. Ela foi revelada um pouco aqui, um pouco ali, a muitos homens através de dezoito séculos (Is 28.9-11); mas a despeito disso, forma uma unidade perfeita.
  3. A bíblia não é um livro que diz uma coisa querendo dizer outra. Geralmente, as passagens tem significados simples, e naquelas que possuem um duplo significado, esse fato fica bastante claro, seja nos próprios versículos ou em passagens paralelas. Não se pode, como muitas vezes é dito, obter milhares de diferentes significados nas escrituras.
  4. A Bíblia não é uma espécie de demonstração da habilidade de Deus como escritor lógico. É um livro escrito por homens usados por Deus para registrar Sua revelação. (...) A garantia de sua inspiração é a unidade da verdade,e não a uniformidade de palavras e expressões.

O que a Bíblia é:

  1. A Bíblia é a revelação inspirada de Deus da origem e destino de todas as coisas. Aqui o céu é aberto e os portões do inferno descordinados. É o mapa do viajante, o auxílio para o peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado, o alvará do cristão.
  2. A Bíblia é o poder de Deus até a salvação eterna e a fonte do socorro  para o corpo, alma e espírito. Cristo é seu grande tema, o bem do homem é seu desígnio e a glória de Deus é o seu fim.
  3. A Bíblia é o registro do relacionamento de Deus com o homem no passado, presente e futuro. Contém Sua mensagem de salvação eterna para todos que creem em Cristo e a condenação eterna para todos que se rebelam contra o evangelho.
  4. A Bíblia é o único livro que revela a mente de Deus, o estado do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores e a alegria dos crentes. Suas doutrinas são santas, seus preceitos se entrelaçam, suas histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis. Contém luz para dirigir, alimento espiritual para sustentar e conforto para alegrar. O homem deve lê-la para ser sábio, crer nela para permanecer seguro e praticá-la para ser santo. Deve lê-la para que possa encher sua mente, governar seu coração e guiar seus pés nas justiça e na santidade verdadeira. Deve lê-la lentamente, frequentemente, em oração, meditação, busca, devoção e estudá-la constantemente, persistentemente, laboriosamente, vez após vez, até que se torne uma parte do seu ser, gerando a fé que move montanhas.

Comentários