Pular para o conteúdo principal

Salmo 23.. Por que as pessoas interpretam somente o que lhes agrada?

Muitas vezes, cheguei em casa de pessoas, mesmo sem religião definida, com quadros escritos:
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Salmos 23:1
Com certeza, a promessa é completamente válida, mas levar somente este versículo em consideração não nos leva a enxergar claramente o que ela nos diz. Se pararmos para ler todo o salmo, chegamos no versículo 4 e: 
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; (...)
Salmos 23:4
Note que "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte" significa que podemos muito bem passar por situações do tipo. Fomos condenados a termos uma vida com dificuldades, pois pecamos. O que o versículo diz é que não importa o que esteja acontecendo em nossa vida, Ele esta conosco e no controle da situação. Muitas vezes, coisas ruins que acontecem na nossa vida são consequências de pecados que cometemos e Deus permite que acontece para não errarmos mais. 
Mas então, por que muitas vezes muitos duvidam do poder de Deus e ficam se perguntando por que ele permite algumas coisas, se esta escrito que "Nada me faltará" ? Um versículo me chama bastante atenção e corresponde exatamente o que temos hoje:
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
2 Timóteo 4:3
Pretendo fazer uma postagem sobre esse versículo mais pra frente, mas no momento fiquei com essa mensagem na cabeça.
Não é só no versículo 4 que ele fala coisas que não correspondem a ideia de promessa de "fartura, prosperidade material e saúde" que as pessoas tem desse salmos. No versículo 5 diz:
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Salmos 23:5
Em um salmo de apenas 6 versículos, conseguimos muitas vezes interpretar de forma errada, mudando o sentido da promessa de Deus. Pense em quantas vezes lemos somente o que nos faz bem da bíblia e usamos para nosso bem e quando nos mostram uma parte que nos exorta, alguns chegam a afirmar ser um "Erro de tradução". Isso é triste, e a tendência não é melhorar, pois a maioria sempre prefere o mais fácil. 

Comentários

Anônimo disse…
A Paz de Cristo! Verdade irmão, e também nem todas as pessoas são ovelhas, pois não seguem o Pastor e nem O querem seguir, mas querem que Ele as cuide.
Vitória Paz
Betina disse…
concordo com vc. Mt bommm!!!
Salatiel Bairros disse…
Verdade, Vitória.. mas infelizmente é assim.. por isso temos que fazer nossa parte! Divulgar a palavra, e Muito obrigado Betina *-*
Lidiane disse…
Parabéns pelo blog, gostei muito. Li alguns post, mas pretendo voltar para ler outros. Abraço
Salatiel Bairros disse…
Olá! Muito Obrigado! Pretendo voltar a postar. Andava ocupado, mas agora com a faculdade em greve terei tempo