Pular para o conteúdo principal

Relação Jovem Mundano-Jovem Cristão e Jovem Mundano-Jesus


            Ultimamente, tenho percebido que jovens não querem saber de igreja. Digo, não apenas ultimamente, há um bom tempo.

       Os jovens hoje em dia, não querem ouvir da palavra de Deus (se é que houve uma época em que isso não ocorresse). Cada vez mais, os jovens tem se apegado a conceitos fúteis, como vaidade e a famosa popularidade que tanto vemos em filmes. Alguns podem dizer que não, negar essa realidade, mas a verdade é que grande parte dos jovens, querem ser melhores do que os outros em tudo.

            Apesar de todo esse orgulho e soberba que um jovem possa vir a ter, deveria ser muito mais fácil transmitir a mensagem de Deus a um jovem.
Jovens costumam ter a mente aberta, e sempre estar dispostos a algum tipo de desafio. Pessoas idosas, por exemplo, elas deveriam ser mais difíceis de alcançar, pois foram criadas a moda antiga, e muitas vezes presas a sua educação e de certo modo, a sua realidade antiga. Porém exatamente o oposto ocorre!

            Jovens tendem, na época em que vivemos, a ir “para onde todos os outros vão”. Ou seja, alguns jovens são “Maria vai com as outras”. De fato, jovens gostam de festas, de “ficar” e quase sem exceções, de se encaixar em algum grupo. Isso é bem natural. Jovens gostam de estar em companhia de alguém naturalmente. Mas essa dificuldade de se “encaixar”, muitas vezes os leva a cometer muitos erros absurdos. Por exemplo, um jovem que não fuma, está em meio a várias pessoas que fumam e que ficam passando o cigarro de um para o outro, consequentemente, esse jovem vai se sentir deslocado, e então, para se encaixar esse jovem provavelmente “dê um trago”, com o intuito de ser aceito pelo grupo. Este caso deixa bem claro a diferença entre um jovem mundano e um jovem cristão. O jovem cristão não se sente forçado a fazer o que os outros fazem para se encaixar, pois está na paz do senhor que o tranquiliza e o conforta, e então, como consequência este jovem se afastará do mal. Com Deus, o jovem não sente uma necessidade de se encaixar. Vontade? Claro, o jovem terá vontade de se encaixar, mas isso não será quase vital para ele. Todos precisam de amigos, mas cristãos não farão qualquer coisa para obtê-los. Coisas ao extremo estão fora de cogitação.

            O que falta muitas vezes, é que os jovens cristãos, tomem a iniciativa de testemunhar de Jesus para seus amigos, colegas, vizinhos e etc. Sei que isso pode ser bem difícil. Eu mesmo, muitas vezes tive um tanto de dificuldade até mesmo em admitir que eu frequentava uma igreja cristã, o que graças a Deus não ocorre mais. Um dos medos que o jovem pode enfrentar ao tentar falar de Jesus aos seus amigos, é que os amigos se afastem, pensando que você é um fanático. Você não deve temer perder seus amigos, você está tentando aproximá-lo de Deus, e também tem aquele típico clichê, se eles forem seus amigos de verdade, aceitarão sua religião e seus pontos de vista apesar de talvez não concordarem com eles de todo. Outro medo é aquela perguntinha, que às vezes pode destruir tudo. “E se me perguntarem alguma coisa que não sei a resposta?” Ora, estude a palavra primeiramente, e quando for questionado, ore para que Deus ponha em sua boca as respostas apropriadas.

       Estes são dois dos principais medos que atingem os jovens na hora de testemunhar de Jesus para seus amigos. Eu não sou muito experiente, mas tenho um conselho àqueles que isso acontece. Orem, orem e peçam a Deus a capacidade de ser espontâneo ao falar com jovens, peça capacidade de atrair a atenção deles de modo a fazê-los conhecer a Jesus e não afugentá-los ao fazê-lo.
Tenho outro conselho, para finalizar este pequeno estudo. Este conselho, não é meu, e sim de um pequeno trecho que está escrito em Salmos 119:9-11. É um pequeno conselho, o qual diz basicamente, que se um jovem guardar a palavra de Deus, conservará sua vida pura.

“Como pode um jovem conservar pura a sua vida?
É só obedecer aos teus mandamentos.
Eu procuro te servir de todo o coração;
Não deixes que eu me desvie
Dos teus mandamentos.
Guardo a tua palavra no meu coração
Para não pecar contra ti.”

       A lei de Deus não foi feita para tirar a liberdade, nem para ser negativa. Ela é fonte de vida, luz, sabedoria, consolo, liberdade, esperança e segurança.

Lucas Bohi Goulart

Comentários